É possível ter as amígdalas inflamadas só de um lado? O que causa a amigdalite? [GUIA] (2023)

25/11/2022

É possível ter as amígdalas inflamadas só de um lado? O que causa a amigdalite? [GUIA] (1)

Onde ficam as amígdalas? O que são e para que elas servem? Será que é possível ficar com as amígdalas inflamadas só de um lado?

Embora tenham um papel importante para nossa saúde, as amígdalas são pouco conhecidas, sendo comum as dúvidas sobre onde elas ficam, para que servem e como saber se estão sob ataque.

Na prática, as amígdalas fazem parte das barreiras de defesa do nosso organismo, mas elas também podem sofrer com inflamações e infecções causadas por vírus e bactérias.

Nesse post, vamos buscar as respostas para as principais dúvidas sobre os problemas que afetam as amígdalas, citando os sintomas, causas e tratamento.

Aproveite a leitura!

O que é e onde fica a amígdala?

As amígdalas são duas massas de tecido linfóide que ficam ao fundo da garganta, uma de cada lado. Essas estruturas têm formato de nódulo ou grão, sendo constituídas principalmente por linfócitos, que são células de defesa do nosso sistema imune, revestidas por uma mucosa rosada.

Esses gânglios linfáticos, como também são chamados, fazem parte de um sistema que serve de barreira contra microrganismos na garganta. Enquanto as amígdalas ficam localizadas nas laterais, temos também as adenoides, que ficam escondidas na parte de cima e de baixo.

Qual a função das amígdalas?

De modo geral, a função das amígdalas consiste em participar da defesa ativa do organismo, capturando vírus, bactérias e outros invasores que entram pela garganta, impedindo que processos infecciosos tenham início.

Ao mesmo tempo, elas também atuam na produção de anticorpos, células que efetivamente combatem à presença de vírus e bactérias que ameaçam a saúde do nosso corpo.

O que inflama as amígdalas?

Por estarem expostas constantemente a patógenos, microrganismos causadores de doenças, é possível que as amígdalas sejam infectadas por vírus e bactérias. Nesse caso, surge uma inflamação local, do mesmo jeito que temos uma inflamação da garganta por conta de um resfriado.

Quando inflamadas, as amígdalas podem ficar inchadas, irritadas e doloridas. Por conta disso, a respiração e a capacidade de engolir tendem a ficar prejudicadas.

Esse problema afeta principalmente as crianças e adolescentes, mas podem ocorrer em menor escala entre os adultos também. O motivo pode estar no nível de maturidade do sistema imune. Durante a infância e adolescência, a imunidade ainda está em desenvolvimento.

Como saber se a amígdala está inflamada? Quais os sintomas da amigdalite?

As amígdalas são normalmente visíveis, bastando olhar a parte posterior da garganta para notar duas pequenas áreas arredondadas e com uma tonalidade rosada. Quando elas estão inflamadas, é comum ficarem com tamanho aumentado e com vermelhidão na mucosa que as revestem.

Além dessa observação, os sintomas de amigdalite também podem incluir:

  • tosse;
  • dor de garganta;
  • dificuldade em engolir;
  • mau hálito;
  • pus no fundo da garganta;
  • voz anasalada, como se estivesse resfriado;
  • dor de estômago;
  • dor de cabeça;
  • nódulos inchados nas laterais do pescoço;
  • febre.

Para crianças em idade pré-escolar e bebês, os sinais que ajudam a identificar esse tipo de problema é a perda do apetite, saliva escorrendo da boca por dificuldade de engolir, aumento na irritação e choro.

Ao apresentar esses sintomas, principalmente a febre, dor ao engolir e moleza, pode ser recomendado procurar atendimento médico para avaliar melhor o quadro.

Por outro lado, dificuldade de respirar, deglutição muito prejudicada e muita salivação podem ser sinais de que o quadro é mais urgente, indicando a necessidade de ir ao pronto-socorro o quanto antes.

É possível ficar com as amígdalas inflamadas só de um lado?

Na maioria das vezes, quando temos uma infecção local, ambos os lados são afetados. Porém, é possível ficar que as amígdalas fiquem inflamadas só de um lado. Embora seja muito raro, essa situação pode acontecer quando a infecção está no seu início, por exemplo.

Desse modo, os sintomas começam de um lado e depois afetam o outro no decorrer da infecção. Também é importante destacar que os sintomas podem alternar, inclusive de intensidade, entre a amígdala esquerda e a direita.

Como é tratada a inflamação das amígdalas?

Assim como uma gripe, sinusite ou resfriado, é comum que os sintomas passem depois de certo tempo. No entanto, o tratamento é importante para reduzir o mal-estar, gerar alívio e diminuir o risco de complicações mais graves, que no caso da amigdalite, podem incluir infecções crônicas, apneia obstrutiva e até perda de peso, dificultando o desenvolvimento infantil.

No caso de infecções bacterianas, o médico pode prescrever antibióticos. Além disso, para casos gerais, pode ser indicado o uso de remédios com ação antialérgica, anti-inflamatória e analgésica, para ajudar a diminuir a irritação, controlar a inflamação e aliviar a dor, respectivamente.

Como medidas caseiras, é recomendado beber bastante líquidos, principalmente caso tenha febre, além de fazer repouso e preferir bebidas e alimentos quentes, como um chá e uma sopa, que podem aliviar o incômodo e são mais fáceis de engolir. Você também pode perguntar ao seu médico sobre o uso do antigripal, ele pode auxiliar o desconforto na garganta.

Tanto o diagnóstico quanto a indicação do tratamento correto podem ser feitos por um otorrinolaringologista, pediatra ou clínico geral.

Com isso, vamos finalizar esse post. Aqui, você pode conferir o que são, onde ficam e para que servem as amígdalas. Também explicamos quais os sinais de inflamação e por que pode ocorrer das amígdalas inflamarem só de um lado, bem como qual o tratamento que pode ser indicado pelo médico.

Para mais conteúdos informativos como esse, confira outros posts do Portal da Saúde. Até a próxima.

Se for gripe, Benegrip!

É possível ter as amígdalas inflamadas só de um lado? O que causa a amigdalite? [GUIA] (2)

Benegrip cuida de toda a família!

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21.**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)

Posts Relacionados

Autoteste de covid: é confiável? Como fazer o teste em casa? Saiba tudo sobre o autoteste de covid! Veja um passo a passo de como fazer o teste em casa, como ler o resultado e o que fazer depois do teste. LEIA MAIS
Quarta dose da vacina da covid: qual a importância do reforço vacinal? Descubra porque tomar a quarta dose da vacina da covid e como o reforço é essencial para fortalecer a imunidade e reduzir o aumento de casos. LEIA MAIS
Por que o nariz entope? Causas, sintomas e como melhorar Por que o nariz entope? Entenda o que causa esse sintoma e como aliviar a congestão nasal para respirar e dormir melhor durante o mal-estar. LEIA MAIS
Dor de garganta em criança é grave? Como tratar? Dor de garganta em criança é um grande incômodo também para os pais. Veja o que causa esse sintoma e o que é bom para dor de garganta infantil. LEIA MAIS
Gripe faz perder o olfato? O que fazer para melhorar? Em alguns casos, a gripe faz perder o olfato e também afeta o paladar. Entenda por que isso acontece, quanto tempo dura e como se cuidar. LEIA MAIS
Quando a tosse é preocupante? Entenda o risco Saiba quando a tosse é preocupante e você deve procurar um médico. Conheça também os tipos de tosse, sintomas adicionais e como lidar com ela. LEIA MAIS
5 dicas de como parar de espirrar: veja o que pode ajudar Saiba como parar de espirrar com nossas dicas práticas, que podem fazer uma crise alérgica cessar, ajudando no alívio do sintoma. LEIA MAIS
Nova variante ômicron (covid-19): sintomas, diferenças e cuidados importantes Com as novas variantes ômicron (covid-19), os casos voltaram a aumentar, assim como as dúvidas sobre a doença. Veja o que se sabe sobre elas! LEIA MAIS
Transmissão da gripe: como ocorre + duração da fase transmissiva + como prevenir Como é a transmissão da gripe e por quanto tempo uma pessoa gripada pode contaminar outras? Entenda como funciona e como se prevenir. LEIA MAIS

Benegrip tem uma linha completa
para cuidar de você e de sua família!

IMUNIDADE

É possível ter as amígdalas inflamadas só de um lado? O que causa a amigdalite? [GUIA] (3)
Benegrip Imuno Complex Rico em vitaminas D, C, A, Zinco e Selênio CONHEÇA
Benegrip Imuno Energy Rico em vitamina C e Zinco com Cafeína e Arginina CONHEÇA

TRATAMENTO

É possível ter as amígdalas inflamadas só de um lado? O que causa a amigdalite? [GUIA] (6)
Tradição dos dois comprimidos CONHEÇA
dias ativos e noites bem dormidas CONHEÇA
Antigripal líquido a partir de 2 anos CONHEÇA
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Kimberely Baumbach CPA

Last Updated: 02/03/2023

Views: 6442

Rating: 4 / 5 (61 voted)

Reviews: 84% of readers found this page helpful

Author information

Name: Kimberely Baumbach CPA

Birthday: 1996-01-14

Address: 8381 Boyce Course, Imeldachester, ND 74681

Phone: +3571286597580

Job: Product Banking Analyst

Hobby: Cosplaying, Inline skating, Amateur radio, Baton twirling, Mountaineering, Flying, Archery

Introduction: My name is Kimberely Baumbach CPA, I am a gorgeous, bright, charming, encouraging, zealous, lively, good person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.