Monitorização química e biológica em autoclaves: como fazer - Blog Biossegurança | Cristófoli (2024)

Esse post: Monitorização química e biológica em autoclaves e como realizar cada passo para verificar a esterilização foi atualizado em 21/02/2022.

Você sabe como fazer monitorização química e biológica em autoclaves?

Monitorização química e biológica em autoclaves: como fazer - Blog Biossegurança | Cristófoli (1)

A monitorização nada mais é do que o controle de qualidade da esterilização, é indispensável uma vez que o resultado do processo não é visível. Entretanto, o modo de fazer depende do método de escolha para esterilização. Nesse post você terá uma ideia bem abrangente sobre esse assunto. Abordaremos aMonitorização química e biológica em autoclaves e como registrar oprocesso. Você também encontra nesse post como interpretar os resultados dos seus testese checar os parâmetros da sua autoclave.

As falhas na esterilização podem ocorrer devido a erros:

  1. operador
  2. equipamento
  3. instalação
  4. falhas combinadas

A monitorização química e biológicadetecta falhas no processo de esterilização

A monitorizaçãoquímica e biológica deve ser complementada pelo monitoramento físico da autoclave e pelos registros do processo. Veja as etapas:

Monitorização Física

A monitoração física, em autoclaves como as da Cristófoli é realizada no consultório pelo próprio operador. Consiste em checar o painel da autoclave. Verifique se atinge os parâmetros físicos de tempo/ temperatura e pressão de acordo com o ciclo, modelo no Manual de Instruções Cristófoli que acompanha o equipamento.

Se isto não ocorrer, acione uma assistência técnica. Outro canal de atendimento é a Centralde relacionamento com o clienteCRC 0800 044 0800 (de segunda a sexta-feira das 9h ao meio dia e das 13h30m às 16h30m). Entre em contato também pelo WhatsApp: http://whts.me/JsDB.

Monitorização Química

Realizada utilizando indicadores químicos.Esses indicadores são divididos em classes (ou tipos) com diferentes finalidades.

Classe ou Tipo 1* Ou Indicador de Processo

Indicadores de passagem são aquelas áreas coloridas impressas nos envelopes, na lateral dos rolos de papel grau cirúrgico e nas listas das fitas zebradas para autoclave. Mudam de cor depois do ciclo da autoclave.

Utilizamos na parte externa de todos os pacotes.A finalidade do seu uso é diferenciar os pacotes que foram ou não processados. Isto é, que mostra qual pacote foi autoclavado. Entretanto, não garante a sua esterilidade.

Classe 4 ouTipo 4*, ou Indicador Químico Multiparamétrico

Osindicadores químicos multiparamétricossão considerados indicadores internos. O seu objetivo é demonstrar a penetração de vapor/calor dentro do pacote. Para a esterilização ocorrer em autoclave é essencial que o vapor entre em contato com os instrumentos. Assim, quando o indicador classe 4, o SIL 250 muda de cor de azul para cinza/escuro preto é um ótimo sinal. Esse é um indicador mais exigente que o indicador de processo. Podemos afirmar então que houve penetração de calor e vapor, mas não garantem a esterilização. É uma boa escolha para complementar a monitoramento, por exemplo incluindo um indicador classe 4 em pacotes críticos.

Classe 5 ou Tipo 5*, ouIndicador QuímicoIntegrador

Integrador químico de uso interno é considerado um verificador de carga. OSteamPlus tem aprovação no FDA americano e apresenta grande confiabilidade. O resultado aprovado integra as informações dos parâmetros da esterilização. Por esse motivo tem esse nome.

Vantagens de uso

  • Recomendado pela RDC 15 para monitorar carga;
  • Possível para autoclaves gravitacionais ou com vácuo;
  • Leitura imediata;
  • Independe de leitura de coro resultado é inconfundível;
  • Excelente custo/benefício;
  • Pode ser armazenamento em folha de registrousando cola bastão no verso, ou fita adesiva dupla face.

Classe 6ou Tipo 6*, ou Emulador

Emuladores para temperatura específica,121 °C ou 134 °C, em tempos pré-determinados.São especialmente úteis para avaliar ciclos para príons (não são comuns em autoclaves no Brasil)— 134 °Cpor 18 minutos. Não é possível usar um indicador biológico como desafio nesse ciclo.

As mais recentes recomendações:

  • Utilize um indicador químico classe 1 em cada pacote do lado de fora (AAMI, CDC, RDC15);
  • Coloque um indicador químico dentro de cada pacote, classe 4 ou 5 (AAMI e CDC);
  • Inclua um indicador químico classe 5 em cada carga(AAMI, CDC, RDC15) ou classe 6 (RDC 15);
  • E, use um indicador classe 5 dentro de cada pacote cirúrgico (AAMI).

Legislação em Revisão

A RDC15, que regula o processamento de artigos está em revisão. A atualização deve incluir a odontologia nos seus vários tipos de serviço. Serviços de interesse à saude podem fazer algumas exigências diferentes.

Sugestão do Uso de Indicadores Químicos:

Recomendamos que os indicadores classe 5 sejam utilizados pelo menos no primeiro ciclo de esterilização de cada dia de trabalho. Tem grande confiabilidade e demonstram que o ciclo apresentou todas as condições (temperatura m presença de vapor por tempo suficiente) para que a esterilização tenha ocorrido. A RDC 15 exige a cada ciclo em pacote teste desafio.

*(de acordo com a norma ISO 11140).

Monitorização Biológica

É a monitorização mais confiável, pois é feita com microrganismos tecnicamente preparados — indicadores biológicos — para demonstrar a esterilização.

O que é um indicador biológico? É um teste que vêm em um frasco composto de:

  1. Ampola plástica externa;

  2. Tampa marrom (com furinhos que permitem a penetração de vapor protegidos internamente por um filtro que impede a entrada de outros microrganismos);

  3. Ampola de vidro interna contendo o meio de cultura roxo;

  4. Papel impregnado com endósporos da bactéria Geobacillus stearotermophilus resistentes ao calor úmido e não patogênicos.

O que é o conceito de desafio na esterilização?

Os esporos de bactérias são as formas de vida mais resistentes. Os endósporos escolhidos são de bactérias que sobrevivem em temperaturas mais altas. Por esse motivo, constituem um grande desafio ao processo de esterilização. Por dedução, se o ciclo foi capaz de eliminá-los então todos os outros microrganismos também foram destruídos

Como fazer o teste biológico em minha autoclave?

Coloque a ampola teste dentro de um pacote, que irá passar pelo ciclo de esterilização. Nas autoclaves Cristófoli, sugerimos colocar o indicador na bandeja superior, na parte frontal (junto à porta). Reserve mais uma ampola da mesma caixa que será utilizada como controle do teste.

  1. Terminado o ciclo, abra o pacote. Recupere a ampola teste e aguarde 15 minutos. Essa recomendação é essencial para que o conteúdo resfrie e perca a pressão.
  2. Para ativar o teste, incline o tubo plástico contra a parede da incubadora. Dessa forma, a ampola de vidro interna se quebrará. O resultado é a liberação de alimento (caldo de cultura roxo) (impregnados no papel) para os microrganismos.
  3. Coloque para incubar a ampola teste, que passou por esterilização, em incubadora própria junto com outro indicador controle. O indicador controle não vai para autoclave, mas deve ser ativado da mesma forma.

Para mais detalhes da realização do testeAcesse o Passo a Passo com imagens de cada etapa.

Perguntas frequentes sobre Monitorização Química e Biológica

Já uso a Fita zebrada para autoclave, preciso usar outros indicadores?

Sim. A fita zebrada é um indicador químico, de passagem (processo ou classe 1). Só indica que o pacote passou pelo processo, não indicando, porém, a sua esterilidade.

Os indicadores químicos são confiáveis?

Integradores e os emuladores são os indicadores químicos de maior confiabilidade, pois utilizam vários dados ao mesmo tempo. Mostram precisão por exemplo, a precisão ciclo como o indicador classe 6 que só mostra mudança de cor quando 95% do ciclo for realizado de acordo com o padrão. Embora não permitam a contraprova, como os indicadores biológicos, conferem segurança quanto à eficácia do ciclo. O SteamPlus, classe 5, responde aos parâmetros para o indicador biológico.A aprovação na leitura inclui um tempo de segurança. Reconhecido pelo FDA (Food and Drug Administration) de acordo com os padrões da norma AAMI ST 79.A facilidade de leitura é uma vantagem relevante com a interpretação inconfundível.

Qual é a finalidade de utilizar uma ampola controle em cada incubação?

É testar tanto a viabilidade dos esporos como verificar se a incubadora esta funcionando corretamente. O resultado esperado é que o controle mude da cor roxa para amarelo. Esta mudança de cor ocorre pela alteração de pH da solução que resulta da multiplicação dos microrganismos. Por esse motivo, a ampola teste não deve altera de colocação. Ou seja, o resultado esperado é que a esterilização destrua os microrganismos. A leitura final é feita após 24 a 48h de incubação dos indicadores.

Com quefrequênciapreciso utilizá-los?

A recomendação do MS, e da Vigilância Sanitária é o uso no mínimo semanal dos indicadores biológicos e em todas as cargas que contenham implantáveis. Caso o seu serviço de saúde seja fiscalizado de acordo com a RDC 15, a frequência do teste com indicadores biológicos é diária. Veja a RDC 15 na íntegra

Porquê usar tantos controles?

O ideal seria utilizar indicadores biológicos para cada ciclo. Entretanto, custaria muito caro. Além disso, o resultado só ficaria pronto em 24h. Usando todos estes controles conseguimos monitorar o processo com menor custo. Dessa forma, detectamos mais rápido uma falha que possa ocorrer.

Por melhor que seja o equipamento deverá monitorado e receber assistência técnica.Imagine um implantodontista
que descobre uma falha em sua autoclave depois que começa a perder seus implantes? Qual é custo de uma situação assim?

Esta é uma situação extrema e por este motivo fácil de ser entendida, pois, muitas vezes, um paciente nosso adquire uma infecção em nosso consultório e não nos damos conta que isto aconteceu!

Prevenção é a melhor arma no controle de infecção

Para sua segurança, validamos os projetos das autoclaves na Cristófoli.Temos um laboratório especializado de engenharia para assegurar a obtenção dos parâmetros pré-estabelecidos
O controle de qualidade também checa componentes recebidos e a produção das autoclaves.

Ainda assim, fazemos testes em cada autoclave por meio de um ciclo com um integrador SteamPlus. A fita aprovada acompanha cada equipamento. Além disso, todos os lotes de autoclaves são monitorados com indicadores biológicos

Em outras palavras, a Cristófoli oferece soluções completas para monitoramento de suas autoclaves.

Acesse o Passo a Passo

Se tiver alguma dúvida, ou sugestão entre em contato conosco.

Veja os vídeos relativos a esse assunto:

Monitoramento da Esterilização em Autoclaves – Parte I – Monitoramento Físico e Químico

Monitoramento da Esterilização em Autoclaves – Parte II – Indicadores Biológicos

Liliana Donatelli, Bs, MBA,PPH, CDIPC
Bióloga CRB 18469/01-D
Mestre em Saúde Coletiva- Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP
Consultora de Biossegurança Cristófoli
E-mail- liliana@cristofoli.com

Interessado em produtos Cristófoli?

Relacionado

Monitorização química e biológica em autoclaves: como fazer - Blog Biossegurança | Cristófoli (2024)

FAQs

Como fazer o teste químico na autoclave? ›

Feche a autoclave e realize o processo de esterilização; Após o ciclo de esterilização, aguarde entre 10 a 15 minutos para o resfriamento; Abra o pacote e retire a ampola; Na incubadora, coloque o indicador-teste (que passou pela esterilização) e o indicado-controle (que não passou pela autoclave).

Como deve ser feito o monitoramento do processo de esterilização com indicadores biológicos? ›

Monitoramento biológico: o monitoramento biológico é realizado utilizando-se tiras de papel impregnadas por esporos bacterianos do gênero Bacillus, de bactérias termofílicas formadoras de esporos, capazes de crescer em temperaturas nas quais as proteínas são desnaturadas.

Quais são os 3 tipos de indicadores de esterilização? ›

Indicadores de Esterilização
  • Indicador Químico para esterilização em autoclave de vapor pré-vácuo. ...
  • Indicadores biológicos autocontidos para esterilização. ...
  • Indicadores Químicos para esterilização a seco. ...
  • Indicadores Químicos para Radiação. ...
  • Indicador Biológico para carga líquida.

Quais são os tipos de indicadores químicos? ›

Os indicadores químicos são substâncias através das quais é possível observar o desenvolvimento de uma reação química. Estes, utilizam-se sobretudo na determinação do ponto de equivalência em análise volumétrica e são denominados de indicadores de pH ou indicadores ácido-base ou ainda de neutralização.

Qual a diferença entre indicadores biológicos e químicos? ›

O monitoramento utilizando indicadores químicos deve ser realizado todos os dias. Já o monitoramento biológico deve ser feito numa frequência semanal, de acordo com o CME (Centro de Material e Esterilização).

O que é indicador biológico para autoclave? ›

O Indicador Biológico possibilita a verificação rotineira da eficiência do processo de esterilização pelo vapor sob pressão. Permite a fácil visualização do resultado possibilitando a avaliação do funcionamento das autoclaves.

Como fazer a leitura do indicador biológico? ›

No caso do Indicador Biológico SporTest o tempo total para incubação é 24 horas. Para indicadores de 24 horas, faça a leitura inicial com 8 horas, depois com 12 horas e a final com 24 horas. Para indicadores de 48 horas, faça a leitura também com 36 e 48 horas.

O que são indicadores químicos exemplos? ›

Os indicadores são ácidos ou bases fracas que mostram uma mudança na cor conforme a concentração de íons de hidrogênio em uma solução muda ou o pH de uma solução muda. Os indicadores se dissociam ligeiramente na água para formar íons. Alguns exemplos de indicadores são tornassol, açafrão, fenolftaleína, etc.

O que é um monitoramento biológico? ›

O monitoramento biológico é a avaliação de agentes químicos ou seus metabólitos em tecidos, secreções, excreções, ar exalado ou qualquer combinação destes para avaliar o risco à saúde quando comparado com referências apropriadas.

Como se faz o monitoramento físico da esterilização? ›

O monitoramento físico é feito semanalmente desde a limpeza interna do equipamento até a observação das etapas do processo de esterilização. O equipamento deverá passar por manutenção preventiva e corretiva feita por empresa autorizada com respectivo registro e nota fiscal do serviço prestado.

Quais são os indicadores biológicos? ›

Indicadores biológicos são produtos desenvolvidos para fazer parte dos procedimentos de boas práticas exigidos e protocolados pela ANVISA, sua utilização é necessária para o monitoramento do processo de esterilização.

Quais os tipos de monitorização biológica? ›

Conheça os indicadores biológicos e químicos para esterilização
  • Classe – 01 : Indicador de Processo.
  • Classe 02: Teste de Bowie & Dick.
  • Classe 03: Indicador único de parâmetro.
  • 1 – Tiras com esporos.
  • 2 – Autocontido.
15 Jan 2015

Quais os cuidados que devemos ter ao utilizar a autoclave? ›

Como autoclavar

Não encha a autoclave até o máximo. Deixe espaço para a circulação do vapor. Utilize apenas sacos próprios para autoclavagem. Sempre confira o nível de água, pois se estiver abaixo da resistência a autoclave pode ser danificada.

O que é indicador biológico para autoclave? ›

O Indicador Biológico possibilita a verificação rotineira da eficiência do processo de esterilização pelo vapor sob pressão. Permite a fácil visualização do resultado possibilitando a avaliação do funcionamento das autoclaves.

Como é realizado o controle de eficiência do método que utiliza autoclave para esterilização? ›

A monitoração física, em autoclaves como as da Cristófoli é realizada no consultório pelo próprio operador. Consiste em checar o painel da autoclave. Verifique se atinge os parâmetros físicos de tempo/ temperatura e pressão de acordo com o ciclo, modelo no Manual de Instruções Cristófoli que acompanha o equipamento.

Quais são os indicadores biológicos? ›

Indicadores biológicos são produtos desenvolvidos para fazer parte dos procedimentos de boas práticas exigidos e protocolados pela ANVISA, sua utilização é necessária para o monitoramento do processo de esterilização.

Como fazer a leitura do indicador biológico? ›

No caso do Indicador Biológico SporTest o tempo total para incubação é 24 horas. Para indicadores de 24 horas, faça a leitura inicial com 8 horas, depois com 12 horas e a final com 24 horas. Para indicadores de 48 horas, faça a leitura também com 36 e 48 horas.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Margart Wisoky

Last Updated:

Views: 6295

Rating: 4.8 / 5 (78 voted)

Reviews: 85% of readers found this page helpful

Author information

Name: Margart Wisoky

Birthday: 1993-05-13

Address: 2113 Abernathy Knoll, New Tamerafurt, CT 66893-2169

Phone: +25815234346805

Job: Central Developer

Hobby: Machining, Pottery, Rafting, Cosplaying, Jogging, Taekwondo, Scouting

Introduction: My name is Margart Wisoky, I am a gorgeous, shiny, successful, beautiful, adventurous, excited, pleasant person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.