Indicador Biológico (2024)

Indicador Biológicomedsteril_admin2019-12-28T18:30:51+00:00

  • Indicador Biológico (3)
  • Indicador Biológico (4)
  • Indicador Biológico (5)
  • Indicador Biológico (6)

Indicador Biológico – Medtest

Destina-se à monitoração de ciclos de esterilização em autoclaves a vapor.
Indicador biológico, do tipo auto contido com resposta de 24 ou 48 horas, em conformidade com a norma NBR ISO 11138-3.

O Indicador Biológico possibilita a verificação rotineira da eficiência do processo de esterilização pelo vapor sob pressão. Permite a fácil visualização do resultado possibilitando a avaliação do funcionamento das autoclaves.

Cada IB possui etiqueta com indicador químico que indica a passagem pelo processo com a mudança de cor. É composto por tubo plástico externo e uma tampa perfurada que permite a penetração do vapor, contendo em seu interior esporos inoculados de Geobacillus stearothermophilus ATCC 7953 impregnados em tira de papel (população mínima de 105) e uma ampola com meio de cultura com indicador de pH.

Especificações

  • Normas de Referência
  • Instruções de Uso
  • Guia de resultados
  • Armazenamento
  • Observações
  • Legislação
  • Normas de Referência
  • NBR ISO 11138-1
  • NBR ISO 11138-3
  • Instruções de Uso
  1. Separe 2 (dois) indicadores biológicos Medtest do mesmo lote.
  2. Um Indicador biológico irá passar pelo processo de esterilização e denominamos de IB TESTE o outro indicador NÃO irá passar pelo processo de esterilização e denominamos de IB CONTROLE.
  3. Identificar a ampola do IB TESTE com: data do processamento, dados da carga, número do ciclo e autoclave.
  4. Coloque o IB TESTE dentro de uma embalagem de papel grau cirúrgico.
  5. Posicionar a embalagem com IB TESTE dentro do ponto mais crítico da autoclave (próximo ao dreno) ou conforme instruções do fabricante do equipamento.
  6. Realizar a esterilização de forma habitual.
  7. Ao término do ciclo retirar o IB TESTE da autoclave e deixar esfriar por 10 minutos, pois o conteúdo da ampola esta quente e sob pressão. Advertência: Utilizar luvas e óculos de segurança quando retirar o IB TESTE da autoclave e quando quebrar a ampola para ativação.
  8. Comprimir ou manipular em excesso o IB TESTE antes do resfriamento pode ocasionar o rompimento da ampola de vidro podendo causar danos pela dispersão de fragmentos de vidro.
  9. Verificar se o indicador químico impresso na etiqueta do IB TESTE (tira rosa impressa) mudou de rosa para marrom. A mudança de cor confirma que o IB foi exposto ao processo de esterilização a vapor.
  10. Esta mudança de cor da etiqueta não indica que o processo de esterilização foi suficiente para atingir a esterilidade, mas caso a cor não apresente mudanças, é necessário revisar o processo de esterilização.
  11. Introduza o IB TESTE pela metade em qualquer orifício da incubadora e empurre delicadamente contra a parede da incubadora (ativação), este movimento deve quebrar a ampola de vidro interna, expondo os esporos (tira de papel) ao meio de cultura (líquido roxo).
  12. Certifique-se que o meio de cultura (líquido roxo) embebeu totalmente a fita com esporos. Não agitar a ampola.
  13. O IB CONTROLE NÃO deve passar pelo ciclo de esterilização, identificá-lo com a letra “C”. Repita o processo dos itens 9 e 10 neste indicador, quebrando a ampola de vidro interna, expondo os esporos ao meio de cultura.
  14. Utilizamos o IB CONTROLE como o controle positivo e tem como finalidade assegurar as condições adequadas de incubação, demonstrando a capacidade do meio de cultura em promover e indicar o rápido desenvolvimento bacteriano alterando a sua cor de roxo para amarelo.
  15. Coloque o IB TESTE e o IB CONTROLE na incubadora apropriada por 24 horas à temperatura de 56 + ou – 2°C.
  16. Faça leituras após 24 horas.
  17. Para evidenciar a realização do teste, anote o resultado e cole as etiquetas dos IB Teste e Controle no livro de registro.
  • Guia de resultados

Uma vez finalizado o período de incubação (24 ou 48h), os indicadores devem apresentar a seguinte coloração:

  • IB TESTE: NÃO deve mudar de cor (mantêm a cor roxa). Se após as 24h ou 48h de incubação não houve mudança de cor, significa que os esporos foram destruídos e o processo de esterilização foi eficaz.
  • IB CONTROLE: DEVE mudar de cor de roxa para amarelo, esta alteração de cor indica crescimento bacteriano e falha no processo de esterilização.
  • Armazenamento
  • Estocar em local limpo, seco, arejado e evitando contato direto com o piso e produtos que possam exalar odores.
  • Proteger contra umidade, chuva e respingos de água.
  • Proteger do calor e sol direto.
  • Produto Frágil – não deve sofrer quedas e nem receber impactos.
  • Observar a faixa de temperatura de transporte e armazenamento de 15°C até 30°C.
  • Observar a faixa de umidade relativa de transporte e armazenamento de 20% A 70%.
  • Observações
  • Recomenda-se utilizá-los diariamente ou a cada ciclo com implantáveis (Hospitalar) e semanalmente (Odontologia e outros) nos pacotes a serem esterilizados, colocando-os no local mais crítico da autoclave (próximo ao dreno) ou conforme instruções do fabricante do equipamento.
  • Acompanha Certificado de Qualidade Assegurada.
  • Validade de 2 anos a partir da data de fabricação.
  • Legislação
  • Não necessita de REGISTRO ANVISA – Produto não considerado para saúde, conforme Instrução normativa nº2 de 31 de maio de 2011.

RESOLUÇÃO – RDC Nº 15, DE 15 DE MARÇO DE 2012 – Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde.

  • Art. 98 No monitoramento do processo de esterilização dos produtos para saúde implantáveis deve ser adicionado um indicador biológico, a cada carga. Parágrafo único. A carga só deve ser liberada para utilização após leitura negativa do indicador biológico.
  • Art. 99 O monitoramento do processo de esterilização com indicador biológico deve ser feito diariamente, em pacote desafio disponível comercialmente ou construído pelo CME ou pela empresa processadora, que deve ser posicionado no ponto de maior desafio ao processo de esterilização, definido durante os estudos térmicos na qualificação de desempenho do equipamento de esterilização.
  • Art. 100 A área de monitoramento do processamento de produtos para saúde deve dispor de sistema para guarda dos registros dos monitoramentos.

Apresentações

Caixa com 8 unidades
Caixa com 10 unidades
Caixa com 50 unidades

Indicador Biológico (2024)

FAQs

Indicador Biológico? ›

Los indicadores biológicos se utilizan para validar procesos de esterilización en diferentes industrias. Son indicadores que determinan la eficacia de un proceso de esterilización: indican si un material sometido a un proceso de esterilización está completamente libre de microorganismos vivos.

¿Qué es un organismo indicador biológico? ›

Los bioindicadores son organismos vivos como plantas, plancton, animales y microbios , que se utilizan para evaluar la salud del ecosistema natural en el medio ambiente. Se utilizan para evaluar la salud ambiental y los cambios biogeográficos que tienen lugar en el medio ambiente.

¿Qué es un bioindicador biológico? ›

Un bioindicador es un indicador consistente en una especie vegetal, hongo o animal; o formado por un grupo de especies (grupo eco-sociológico) o agrupación vegetal cuya presencia (o estado) nos da información sobre ciertas características ecológicas, (físico-químicas, micro-climáticas, biológicas y funcionales), del ...

¿Cuáles son los tipos de indicadores de esterilización? ›

Según el método de esterilización debemos escoger el tipo de Indicador biológico más adecuado:
  • Vapor – Geobacillus stearothermophilus.
  • Óxido de etileno – Bacillus atrophaeus.
  • Peróxido de Hidrógeno – Geobacillus stearothermophilus.
  • Calor Seco – Bacillus atrophaeus.
  • Formaldehido – Geobacillus stearothermophilus.
Apr 15, 2021

¿Cómo se desechan los indicadores biológicos? ›

material biológico deben depositarse en los cubos negros asegurándose de que se depositan de modo que no puedan provocar accidentes. contacto con material biológico se depositarán en las papeleras para ser retirados por el personal de limpieza del Centro y ser eliminados como residuos sólidos urbanos.

¿Cuántos tipos de indicadores biológicos existen? ›

¿Qué tipos de indicadores biológicos existen? Algunos BI contienen una sola especie de microorganismo, mientras que otros contienen dos especies y concentraciones de esporas bacterianas para comparar diferentes procesos de esterilización. Hay tres tipos principales de indicadores de BI .

¿Cuáles son los dos tipos de indicadores biológicos? ›

¿Cuáles son los diferentes tipos de indicadores biológicos? Hay dos tipos de indicadores biológicos: los autónomos y los contenidos en una envoltura de vidrio .

¿Cuál es un ejemplo de bioindicador? ›

Además, los procesos biológicos dentro de un individuo pueden actuar como bioindicadores. Por ejemplo, la trucha degollada habita en los arroyos de aguas frías del oeste de los Estados Unidos. La mayoría de las personas tienen una tolerancia térmica superior de 20° a 25°C; por tanto, su sensibilidad a la temperatura puede utilizarse como bioindicador de la temperatura del agua.

¿Cuál describe mejor un bioindicador? ›

Bioindicador es un término tomado de la toxicología ambiental y se define como “ un organismo o respuesta biológica que revela la presencia de contaminantes mediante la aparición de síntomas típicos o respuestas mensurables” .

¿Cuál es un ejemplo de especie indicadora? ›

Especies indicadoras notables

Los anfibios como las ranas y los sapos son fuertes especies indicadoras de contaminación. Tienen una piel permeable a través de la cual absorben oxígeno y toxinas. Como resultado, son extremadamente sensibles a los cambios en la calidad del aire y el agua.

¿Cuál es la diferencia entre un indicador químico y un indicador biológico? ›

Si bien los indicadores químicos de Clase 5, denominados "indicadores integradores", reaccionan a múltiples parámetros, el estudio muestra que pueden no detectar fallas de esterilización. Los integradores químicos no son equivalentes a los indicadores biológicos . Sólo los indicadores biológicos demuestran la capacidad del proceso de vapor para matar microbios.

¿Cómo funcionan los indicadores biológicos en un autoclave? ›

Los sistemas de indicadores biológicos están diseñados para validar que un funcionamiento en autoclave tuvo éxito en la eliminación de microorganismos. Esto se logra demostrando una eficacia real sobre las esporas bacterianas , que generalmente se consideran difíciles de matar.

¿Qué indicador es el medio más definitivo para confirmar la esterilización? ›

4.4 Indicadores Biológicos: Considerados por las Normas Técnicas Esterilización 2001 del Minsal como el medio único y mas definitivo para confirmar la esterilización de materiales, diseñados para confirmar la presencia o ausencia de microorganismos vivos después de un proceso de esterilización.

¿Cómo se utiliza un indicador biológico? ›

Los indicadores biológicos, o pruebas de esporas, son los medios más aceptados para monitorear la esterilización porque evalúan el proceso de esterilización directamente matando microorganismos conocidos altamente resistentes (por ejemplo, especies de Geobacillus o Bacillus).

¿Cómo probar el indicador biológico? ›

En la prueba de esterilidad del indicador biológico, los BI se colocan asépticamente en un caldo de digestión de caseína de soja y se incuban durante el tiempo y la temperatura adecuados , según los requisitos de crecimiento del organismo indicador.

¿Que no se puede esterilizar en autoclave? ›

Aunque cabe destacar que, debido a que el proceso involucra vapor de agua a alta temperatura, ciertos materiales no pueden ser esterilizados en autoclave, como el papel y muchos plásticos (a excepción del polipropileno).

¿Es la bacteria un bioindicador? ›

Los microorganismos, como las bacterias y los hongos, son muy sensibles a los cambios ambientales; por lo tanto, a menudo se utilizan como especies indicadoras biológicas para evaluar la interferencia, la sucesión natural, la restauración ecológica y el manejo ambiental forestal en el ecosistema forestal.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Greg O'Connell

Last Updated:

Views: 6079

Rating: 4.1 / 5 (42 voted)

Reviews: 81% of readers found this page helpful

Author information

Name: Greg O'Connell

Birthday: 1992-01-10

Address: Suite 517 2436 Jefferey Pass, Shanitaside, UT 27519

Phone: +2614651609714

Job: Education Developer

Hobby: Cooking, Gambling, Pottery, Shooting, Baseball, Singing, Snowboarding

Introduction: My name is Greg O'Connell, I am a delightful, colorful, talented, kind, lively, modern, tender person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.