Indicadores Químicos - Definição, Tipos, Exemplos – Acervo Lima (2024)

Sempre que visitamos um laboratório, podemos encontrar uma série de produtos químicos mantidos lá. Todos esses produtos químicos podem parecer semelhantes a nós, mas não são. Alguns deles podem ser ácidos, bases ou sais. Podemos identificar facilmente esses produtos químicos com a ajuda dos rótulos das garrafas. Mas e se você quiser saber se um produto químico é um ácido ou uma base sem seu rótulo. Você já se perguntou como os cientistas identificam os ácidos ou bases em um laboratório ou classificam o produto de uma reação química como um ácido ou uma base? É aqui que os indicadores são realmente úteis para nós. Vamos discutir os indicadores neste artigo. Antes de examinarmos o que são indicadores e seus tipos, discutiremos o que são ácidos e bases:

  • Ácidos: Antigamente, qualquer coisa que tivesse gosto azedo era considerada um ácido. De acordo com a definição moderna de um ácido, qualquer composto que pode doar um íon de hidrogênio para outra molécula ou composto é um ácido. Em outras palavras, podemos dizer que qualquer molécula que pode doar um íon H + e ainda existir é conhecida como um ácido. Os ácidos geralmente têm um sabor azedo e podem ser ácidos fortes ou ácidos fracos.
  • Bases: Antigamente, tudo o que tinha um sabor amargo era considerado uma base. De acordo com a definição moderna de base, qualquer composto que pode aceitar um íon de hidrogênio dado por ácido é chamado de base. Em outras palavras, podemos dizer que qualquer molécula que pode aceitar um íon H + do ácido e ainda existir é conhecida como uma base.

As bases solúveis em água são denominadas álcalis. Ácidos e bases reagem entre si para dar origem ao sal e à água. Esta reação é denominada reação de neutralização .

Ácido + Base → Sal + Água

por exemplo

HCl (ácido) + NaOH (Base) → NaCl (sal) + H 2 O (água)

O que são indicadores químicos?

Os indicadores são ácidos ou bases fracas que mostram uma mudança na cor conforme a concentração de íons de hidrogênio em uma solução muda ou o pH de uma solução muda. Os indicadores se dissociam ligeiramente na água para formar íons.

Alguns exemplos de indicadores são tornassol, açafrão, fenolftaleína, etc.

Qualquer material que ofereça uma evidência visual da presença ou ausência de uma concentração limite de uma espécie química, como um ácido ou um álcali em uma solução, geralmente por uma mudança de cor são chamados de indicadores químicos. Um produto químico chamado amarelo de metila, por exemplo, dá a uma solução alcalina uma cor amarela. Quando o ácido é adicionado gradualmente, a solução permanece amarela até que todo o álcali tenha sido neutralizado, momento em que torna-se vermelho.

Tipos de Indicadores

Os indicadores são principalmente de dois tipos:

  1. Indicadores Naturais: Os indicadores que ocorrem naturalmente no meio ambiente são chamados de indicadores naturais. por exemplo, tornassol, cúrcuma, etc.
  2. Indicadores Artificiais: Aqueles indicadores que são obtidos por meio de alguma reação química, mas não naturalmente, ou são preparados artificialmente em laboratório, são indicadores artificiais. por exemplo, fenolftaleína, laranja de metila, etc.
  3. Indicadores olfativos: são aqueles indicadores que não mostram uma mudança de cor, mas uma mudança no cheiro quando adicionados ao ácido ou a uma base. Assim, os indicadores olfativos são aqueles cujo cheiro muda dependendo da natureza do meio, seja ácido ou básico.

Indicadores Naturais

Indicador natural é um tipo de indicador que pode ser encontrado na natureza e pode ser usado para detectar se um material é ácido ou básico. Repolho roxo, açafrão, suco de uva, casca de nabo, curry em pó, cerejas, beterrabas, cebola, tomate e outras indicações naturais são exemplos.

Hortênsias, por exemplo, podem dizer se o solo é ácido ou básico. Se o solo for ácido, as flores ficam azuis, roxas se o solo for neutro e rosa se o solo for básico. A intensidade da cor é determinada pela quantidade de ácido ou base no solo. Flores de um azul profundo desabrocham em solo extremamente ácido, enquanto as flores de um rosa profundo florescem em solo fortemente básico.

A seguir estão alguns indicadores naturais que são comumente usados:

  • Torneio: Torneio é obtido a partir de líquenes e é uma mistura de corantes solúveis em água obtidos a partir dos líquenes. O tornassol é geralmente transformado em um corante solúvel e então absorvido em um papel que é então chamado de papel tornassol. A cor natural do tornassol é roxa. Torneio pode ser usado para testar se um composto é um ácido ou uma base. Um papel de tornassol vermelho fica azul em uma solução básica e não mostra nenhuma mudança de cor em soluções ácidas. Um papel de tornassol azul fica vermelho em uma solução ácida e não mostra nenhuma mudança de cor em uma solução básica. O tornassol neutro torna-se vermelho e azul em soluções ácidas e básicas, respectivamente.

Indicadores Químicos - Definição, Tipos, Exemplos – Acervo Lima (1)

  • Cúrcuma: cúrcuma é um indicador que ocorre naturalmente e é comumente conhecido como Haldi. É de cor amarela brilhante. A pasta de cúrcuma pode ser usada para testar ácidos ou bases. Em um meio ácido, a cúrcuma é de cor amarela e não mostra nenhuma mudança de cor, enquanto em uma solução básica sua cor fica vermelha.

Indicadores Químicos - Definição, Tipos, Exemplos – Acervo Lima (2)

  • Indicador de repolho roxo: O repolho roxo é comumente usado como vegetal, mas seu extrato também pode ser usado como indicador. O repolho roxo é um indicador natural. O repolho roxo contém uma antocianina pigmentada que é responsável pela mudança de cor do repolho roxo em um ácido ou base. O extrato de repolho roxo é usado como um indicador. O repolho roxo tem uma cor roxa profunda naturalmente. O extrato de repolho roxo torna-se vermelho em meio ácido com pH <7 e verde-azulado em meio alcalino ou básico com pH> 7.

Indicadores Químicos - Definição, Tipos, Exemplos – Acervo Lima (3)

Indicadores Artificiais (ou Sintéticos)

Os indicadores sintéticos, muitas vezes conhecidos como indicadores artificiais, são indicadores ácido-base feitos de produtos químicos artificiais.

A seguir estão alguns indicadores artificiais ou sintéticos discutidos abaixo:

  • Laranja Metil: Laranja Metil também é um indicador e mostra mudança de cor em ácidos e bases. É de cor laranja originalmente. A laranja de metila só pode ser usada no caso de ácidos minerais e bases fortes. Não consegue identificar ácidos ou bases fracas. Em um meio ácido, o laranja de metila fica vermelho, enquanto em um meio básico, ele fica amarelo. A estrutura do laranja de metila é mostrada abaixo:

Indicadores Químicos - Definição, Tipos, Exemplos – Acervo Lima (4)Indicadores Químicos - Definição, Tipos, Exemplos – Acervo Lima (5)

  • Fenolftaleína: a fenolftaleína é um corante solúvel em água e de cor roxa escura. Ele é usado na forma de uma solução para testar o ácido e a base. Em um meio ácido, torna-se incolor, enquanto em um meio básico torna-se rosa claro. É usado principalmente em titulações ácido-base. A cor da fenolftaleína é mostrada abaixo em meio ácido e básico:

Indicadores Químicos - Definição, Tipos, Exemplos – Acervo Lima (6)

Quais são os indicadores universais?

Os indicadores comuns podem ou não mostrar mudança de cor em uma ampla faixa de pH, mas apenas para uma pequena faixa. Isso torna difícil identificar os ácidos ou bases. Este problema é resolvido por indicadores universais. Vários indicadores são misturados para formar um indicador universal que muda sua cor em uma ampla gama de valores de pH.

Indicadores olfativos:

Um indicador olfativo é uma substância química que muda seu cheiro dependendo se é combinado com uma solução ácida ou básica. No laboratório, indicadores olfativos podem ser usados ​​para determinar se uma solução é básica ou ácida, técnica conhecida como titulação olfativa. Definidos de forma simples, os marcadores olfativos são compostos em soluções ácidas e básicas que possuem odores distintos. Por exemplo, extrato de baunilha, óleo de cebola e cravo e assim por diante têm aromas distintos. Os indicadores olfativos são muito úteis para identificar ácidos ou bases para alunos com deficiência visual.

Alguns dos indicadores olfativos são os seguintes:

  • Extrato de cebola: o extrato de cebola pode ser obtido fervendo a água e adicionando a cebola picada. Quando a água esfria, o extrato de cebola está pronto. O extrato de cebola mostra a alteração do cheiro em ácidos e bases. Quando é adicionado a um ácido, retém seu cheiro pungente, mas nas bases, torna-se completamente inodoro.
  • Extrato de baunilha: o extrato de baunilha funciona exatamente como o extrato de cebola. Ele retém seu cheiro agradável em uma solução ácida, mas perde seu cheiro em um meio básico.

A seguir está a lista dos indicadores e suas cores em ácidos e bases, respectivamente:

Indicador

Cor em ácido

Cor na base

Laranja de metila

vermelho

Amarelo

Fenolftaleína

Incolor



Cor de rosa

Litmus

vermelho

Azul

Açafrão

Sem mudança

Marrom avermelhado

Extrato de repolho roxo

vermelho

Verde azulado

Extrato de cebola

Sem mudança de cor

Retém o cheiro

Sem mudança de cor

Torna-se inodoro

Extrato de baunilha

Sem mudança de cor

Mantém seu cheiro agradável

Sem mudança de cor

Perde o cheiro

Importância dos Indicadores

A natureza de um material é significativa em biologia, química, engenharia civil, purificação de água, agricultura, silvicultura, ciência alimentar, ciência ambiental, tratamento de água, oceanografia, medicina, nutrição e agronomia, entre outros campos.

Os líquenes são usados ​​até para fazer tornassol. É uma combinação de cores que se dissolve na água. É então absorvido em papel de filtro para criar um dos primeiros tipos de indicador de pH, que é usado para determinar a acidez ou basicidade das coisas.

Exemplos de perguntas

Pergunta 1: O que você quer dizer com indicador?

Responder:

Um indicador é geralmente um ácido ou base fraca que se dissocia em uma solução para formar íons. Os indicadores são usados ​​para testar se um meio é de natureza ácida ou básica.

Pergunta 2: Um indicador ficou vermelho no HCl e azul na solução de NaOH. Identifique o indicador.

Responder:

Sabemos que o HCl é ácido por natureza e o NaOH é básico por natureza. Como o indicador ficou vermelho em ácido e azul em base, é certamente um tornassol.

Pergunta 3: O que você quer dizer com indicadores olfativos? Dar exemplos.

Responder:

Os indicadores que mudam seu cheiro dependendo da natureza ácida ou básica do meio são denominados indicadores olfativos. Exemplo: extrato de cebola, extrato de baunilha

Pergunta 4: O repolho roxo ficou vermelho em uma solução, enquanto o tornassol vermelho não apresentou alteração na cor. Identifique a natureza da solução.

Responder:

Como a couve roxa ficou vermelha e o tornassol vermelho não mudou sua cor na solução, a solução deve ser de natureza ácida.

Pergunta 5: Os vapores de HCl foram passados ​​para um papel de tornassol azul, mas não mostrou nenhuma mudança de cor. Explique.

Responder:

Como sabemos, os indicadores mostram mudança de cor quando o ácido ou base se dissocia em íons de hidrogênio ou hidróxido. Aqui, o HCl foi convertido em vapores e não se dissociou em íons, portanto, o papel de tornassol não apresentou nenhuma mudança de cor.

Pergunta 6: Uma mancha de açafrão foi lavada com sabão e, posteriormente, um limão foi esfregado nela. Identifique as mudanças de cor.

Responder:

Quando a mancha de açafrão foi esfregada com sabão, ela ficou marrom-avermelhada, mas novamente mudou para sua cor amarela original quando o limão foi esfregado nela.

Indicadores Químicos - Definição, Tipos, Exemplos – Acervo Lima (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Margart Wisoky

Last Updated:

Views: 5488

Rating: 4.8 / 5 (78 voted)

Reviews: 85% of readers found this page helpful

Author information

Name: Margart Wisoky

Birthday: 1993-05-13

Address: 2113 Abernathy Knoll, New Tamerafurt, CT 66893-2169

Phone: +25815234346805

Job: Central Developer

Hobby: Machining, Pottery, Rafting, Cosplaying, Jogging, Taekwondo, Scouting

Introduction: My name is Margart Wisoky, I am a gorgeous, shiny, successful, beautiful, adventurous, excited, pleasant person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.