Quais são as línguas mais difíceis do mundo? (2024)

Quais são as línguas mais difíceis do mundo? (1)

A dificuldade para aprender línguas varia de pessoa a pessoa, dependendo de uma série de fatores, tais como: o quão próxima a língua estrangeira é da sua língua nativa ou de outras línguas que você conhece; a complexidade gramatical da língua a ser aprendida; quantas horas por semana você se dedica ao estudo dessa língua; os recursos de pesquisas disponíveis; a sua motivação.

Por isso, é natural pensarmos nas línguas consideradas mais distantes e complexas como sendo as mais difíceis, como coreano, mandarim e japonês.

Confira agora as 10 línguas mais difíceis do mundo pela perspectiva dos falantes nativos da língua portuguesa:

01 – Coreano

Possui cerca de 80 milhões de falantes no mundo, sendo a Coréia do Sul o país com a maior quantidade. Sua dificuldade está na diferença de estrutura de sentenças, sintaxe e conjugações.

02 – Mandarim

É uma língua tonal, o que quer dizer que o significado de uma única palavra muda de acordo com a entonação com que é dita. Além disso, possui milhares de caracteres e um complexo sistema de escrita. Tem mais de 1,4 bilhão de falantes ao redor do mundo, sendo a China o país com o maior número de falantes nativos.

03 – Japonês

Assim como o mandarim, para se aprender o japonês é preciso decorar milhares de caracteres. Ela ainda possui 3 diferentes sistemas de escrita e 2 sistemas silábicos. Há mais 130 milhões de pessoas que falam o idioma, sendo o Japão o país com a maior concentração.

04 – Árabe

Esse idioma é falado em vários territórios, estendendo-se do Oriente Médio a partes da África. Tem cerca de 230 milhões de falantes no mundo, e o país com a maior concentração é o Egito.

05 – Polonês

Possui um complexo sistema de consoantes, 35 ao todo. Essa língua não possui artigos, tem o gênero neutro, e o plural dos substantivos depende de gênero e de se tratar de humano ou animal. Há mais de 60 milhões de falantes.

06 – Húngaro

Trata-se de uma língua aglutinante, o que significa que as palavras são formadas por meio da união de partículas independentes, não existindo preposição ou sufixo. Ela é falada não somente nas comunidades da Hungria, mas também na Eslováquia, Ucrânia, Sérvia e Romênia. Pertence às línguas urálicas e possui dialetos mutuamente inteligíveis. O idioma supera 14 milhões de falantes.

07 – Finlandês

Assim como o Húngaro, é uma língua aglutinante. Além disso, sua gramática se baseia na variação de cada palavra, sendo que a posição em que elas estão dentro da frase também determina a mensagem a ser passada. São mais de 6 milhões de falantes.

08 – Lituano

O lituano é uma das últimas duas línguas bálticas ainda faladas, a outra é o letão. Ela é considerada uma das línguas indo-europeias mais arcaicas. São aproximadamente 3 milhões de falantes.

09 – Russo

Trata-se do idioma mais difundido, em termos geográficos, de toda a Eurásia. Seu alfabeto é diferente do nosso, e a gramática é altamente complexa.

É a mais falada das línguas eslavas e a língua materna mais falada na Europa. Há mais de 270 milhões de falantes.

10 – Alemão

Apresenta uma grande variedade de substantivos e verbos, além de possuir 4 tipos de declinação e o gênero neutro. Como língua nativa, tem mais de 95 milhões de falantes.

Esse texto foi útil para você? Conheça os serviços da Lersch Traduções. Peça seu orçamento.

Quais são as línguas mais difíceis do mundo? (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Trent Wehner

Last Updated:

Views: 6209

Rating: 4.6 / 5 (76 voted)

Reviews: 83% of readers found this page helpful

Author information

Name: Trent Wehner

Birthday: 1993-03-14

Address: 872 Kevin Squares, New Codyville, AK 01785-0416

Phone: +18698800304764

Job: Senior Farming Developer

Hobby: Paintball, Calligraphy, Hunting, Flying disc, Lapidary, Rafting, Inline skating

Introduction: My name is Trent Wehner, I am a talented, brainy, zealous, light, funny, gleaming, attractive person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.