Raciocínio Dedutivo, Indutivo, O que é Raciocínio Dedutivo (2024)

PUBLICIDADE

Definição de Raciocínio Dedutivo

Oraciocínio dedutivoé um processo lógico em que uma conclusão é baseada na concordância de múltiplas premissas que geralmente são consideradas verdadeiras.

Oraciocínio dedutivoé um processo lógico em que uma conclusão é baseada na concordância de múltiplas premissas que geralmente são consideradas verdadeiras.

Oraciocínio dedutivoé provavelmente o processo mais utilizado em toda a matemática.

Sua contraparte, raciocínio indutivo, às vezes é referido como lógica ascendente. Quando o raciocínio dedutivo prossegue das premissas gerais para uma conclusão específica, o raciocínio indutivo passa de premissas específicas para uma conclusão geral.

O filósofo grego Aristóteles, considerado o pai do raciocínio dedutivo, escreveu o seguinte exemplo clássico:

Todos os homens são mortais.
Sócrates é um homem.
Portanto, Sócrates é mortal.

No exemplo de Aristóteles, às vezes referido como um silogismo, as premissas do argumento – que todos os homens são mortais e que Sócrates é um homem – são evidentemente verdadeiras. Porque as premissas estabelecem que Sócrates é um indivíduo em um grupo cujos membros são todos mortais, a conclusão inescapável é que Sócrates também deve ser mortal.

O que é o Raciocínio Dedutivo?

Oraciocínio dedutivoé uma das duas formas básicas de fundamentação válida. Começa com uma hipótese geral ou fato conhecido e cria uma conclusão específica dessa generalização. Isto é o oposto doraciocínio indutivo, que envolve a criação de amplas generalizações a partir de observações específicas.

A idéia básica doraciocínio dedutivoé que se algo é verdadeiro em uma classe de coisas em geral, essa verdade se aplica a todos os membros dessa classe.

Uma das chaves para o raciocínio dedutivo do som, então, é ser capaz de identificar adequadamente os membros da classe, porque categorizações incorretas resultarão em conclusões infundadas.

Verdade e Validade

Para que oraciocínio dedutivoseja sólido, a hipótese ou generalização original também deve estar correta. Uma dedução lógica pode ser feita a partir de qualquer generalização, mesmo que não seja verdade. Se a generalização é errada, porém, a conclusão específica pode ser lógica e válida, mas ainda pode ser incorreta.

Exemplos

Pode-se entender melhor o raciocínio dedutivo, observando exemplos.

A generalização pode ser algo como:“Todas as vespas têm ferrões.”

A conclusão lógica de uma instância específica, então, seria:“Isso é uma vespa, por isso tem um ferrão.” Esta é uma dedução válida. A verdade da dedução, no entanto, depende se o inseto observado é, de fato, uma vespa.

Raciocínio Dedutivo, Indutivo, O que é Raciocínio Dedutivo (1)
Raciocínio Dedutivo

As pessoas frequentemente usamraciocínio dedutivosem mesmo saber disso.

Por exemplo, um pai pode dizer a uma criança:“Tenha cuidado com essa vespa – pode te ferrão”. O pai diz isso porque ele ou ela sabe que as vespas têm ferrões e, portanto, que a vespa observado tem um ferrão e pode picar a criança.

Raciocínio indutivo

Oraciocínio indutivofuncionaria na ordem oposta. A observação específica seria que uma vespa em particular tem um ferrão. Pode-se induzir a que todas as vespas tenham ferrões. Muitos testes científicos envolvem provar se uma dedução ou indução é, de fato, verdadeira. Induzir que todos os gatos tenham pele de laranja porque um gato tem pele de laranja, por exemplo, pode ser facilmente refutado observando gatos que não possuem pele de laranja.

Silogismo

Uma das formas mais comuns e úteis de raciocínio dedutivo é o silogismo.

Um silogismo é uma forma específica de argumento que tem três etapas fáceis:uma premissa principal, uma premissa menor e uma conclusão lógica.

Por exemplo, a premissa “Cada X tem a característica Y” podia ser seguido pela premissa “Esta coisa é X”, o que iria originar a conclusão “Esta coisa tem a característica Y.” O primeiro exemplo vespa poderia ser dividido na premissa maior “Cada vespa tem um ferrão”, a premissa menor “Este inseto é uma vespa” e a conclusão “Este inseto tem um ferrão.” Criar um silogismo é considerado um bom caminho para o raciocínio dedutivo ser testado para garantir que seja válido.

Raciocínio dedutivo X Raciocínio indutivo

Raciocínio dedutivo

Oraciocínio dedutivo, ou dedução, começa com uma declaração geral, ou hipótese, e examina as possibilidades de chegar a uma conclusão lógica e específica.

O método científico usa a dedução para testar hipóteses e teorias. Na inferência dedutiva, nós possuímos uma teoria e, com base nela, fazemos uma previsão de suas conseqüências, ou seja, prevemos o que as observações deveriam ser se a teoria estivesse correta.

Raciocínio indutivo

Oraciocínio indutivoé o oposto do raciocínio dedutivo. O raciocínio indutivo faz ampla generalização de observações específicas. Basicamente, não há dados, então as conclusões são extraídas dos dados. Isso é chamado de lógica indutiva.

Na inferência indutiva, passamos do específico ao geral. Fazemos muitas observações, discernimos um padrão, fazemos uma generalização e inferimos uma explicação ou uma teoria.

Na ciência, há uma constante interação entre a inferência indutiva (baseado em observações) e inferência dedutiva (baseado na teoria), até chegarmos cada vez mais perto a ‘verdade’, que só podemos abordagem, mas não determinar com certeza absoluta.

O raciocínio indutivo tem seu lugar no método científico. Os cientistas usam isso para formar hipóteses e teorias. O raciocínio dedutivo permite que eles apliquem as teorias a situações específicas.

Os matemáticos usam tanto o raciocínio indutivo quanto o raciocínio dedutivo juntos.

Raciocínio abdutivo

Outra forma de raciocínio científico que não se encaixa no raciocínio indutivo ou dedutivo éoRaciocínio abdutivo.

Oraciocínio abdutivogeralmente começa com um conjunto incompleto de observações e prossegue para a mais provável explicação possível para o grupo de observações. Baseia-se em fazer e testar hipóteses usando a melhor informação disponível. Muitas vezes, implica fazer um palpite educado depois de observar um fenômeno para o qual não há uma explicação clara.

Por exemplo, uma pessoa entra na sala de estar e encontra papéis rasgados por todo o chão. O cachorro da pessoa ficou sozinho na sala o dia todo. A pessoa conclui que o cão rasgou os papéis porque é o cenário mais provável. Agora, a irmã da pessoa pode ter trazido por sua sobrinha e ela pode ter arruinado os papéis, ou pode ter sido feito pelo senhorio, mas a teoria do cão é a conclusão mais provável.

Oraciocínio abdutivoé útil para formar hipóteses a serem testadas. O raciocínio abdutivo é freqüentemente usado por médicos que fazem um diagnóstico com base nos resultados dos exames e pelos jurados que tomam decisões com base na evidência que lhes é apresentada.

Fonte:whatis.techtarget.com/www.wisegeek.org/www.livescience.com/www.montereyinstitute.org

Raciocínio Dedutivo, Indutivo, O que é Raciocínio Dedutivo (2024)

FAQs

O que é raciocínio dedutivo e indutivo? ›

O raciocínio indutivo está ligado à ideia de que, existindo uma tendência ou existindo um padrão, seja possível fazer uma generalização. Quando se trata do raciocínio dedutivo, estamos falando de, a partir de fatos, deduzir outros fatos.

O que é o raciocínio indutivo? ›

O método indutivo é um método de abordagem responsável por fazer generalização. Isto é, parte-se de algo particular para uma questão mais ampla, ou seja, um aspecto geral. Será que o método indutivo é realmente o melhor método de abordagem para sua pesquisa? Bom, a única forma de saber é conhecendo cada um dos métodos.

O que significa raciocínio indutivo? ›

O raciocínio indutivo é aquele que se utiliza de fatos específicos para tentar provar uma conclusão geral. É, basicamente, um método que se utiliza de verdades conhecidas até o momento para criar uma regra geral que sirva para diversas situações.

Qual a diferença de método dedutivo e indutivo? ›

O dedutivo parte de verdades gerais e conclusões já conhecidas e existentes, enquanto o indutivo observa e supõe, por meio de dados para chegar a uma conclusão. Apesar disso, como semelhança, ambos os conceitos não criam conhecimentos novos e partem de uma suposição.

O que é um raciocínio dedutivo? ›

O silogismo ou argumento dedutivo é aquele que procede de proposições cada vez mais universais para proposições particulares, proporcionando o que chamamos de demonstração, pois que sua inferência (a conclusão é extraída das premissas) é a inclusão de um termo menos extenso em outro de maior extensão.

O que significa raciocínio dedutivo? ›

Método dedutivo é um tipo de estrutura de raciocínio lógico que, para chegar a uma conclusão específica, utiliza uma ideia generalista. Ele parte de um conhecimento amplo e chega a outro, particular, com o auxílio dos chamados axiomas e teoremas, que vamos ver em detalhes mais à frente.

Onde o método indutivo é usado? ›

É um método de investigação utilizado pela ciência baseado no raciocínio da indução. Ele parte de uma questão mais específica para se chegar em conclusões mais generalizadas, sendo bastante utilizada nas ciências experimentais.

Quais os tipos de raciocínio indutivo? ›

Os raciocínios indutivos podem ser enumerativos, eliminativos ou intuitivos. Seja qual for o tipo de raciocínio, a conclusão dependerá diretamente dos itens tomados como pontos de partida. Via de regra, inicia-se o raciocínio com informações, fatos ou evidências.

Quem usa o método indutivo? ›

Esse método tem o intuito de chegar a uma conclusão. O método indutivo tem como ponto de partida a observação para, daí, elaborar uma teoria. Sendo assim, ele é muito utilizado nas ciências no qual parte de premissas verdadeiras para chegar em conclusões que podem ou não serem verdadeiras.

O que é indutivo exemplos? ›

É um método baseado na indução, ou seja, numa operação mental que consiste em se estabelecer uma verdade universal ou uma referência geral com base no conhecimento de certo número de dados singulares. Exemplo: Todos os cães que foram observados tinham coração. Logo, todos os cães têm um coração.

Quais são as 4 formas de raciocínio? ›

Eles são o raciocínio Dedutivo (Deduz), Indutivo (Induz) e Abdutivo (Abduz).

O que é ser indutivo? ›

O método indutivo é uma forma de raciocínio que parte da observação. Somente a partir dessa análise é possível desenvolver uma teoria, na qual serão apresentadas premissas com o intuito de chegar a conclusões que podem ou não serem verdadeiras.

Quais são os três tipos de raciocínio lógico? ›

Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma: Dedução corresponde a determinar a conclusão.

Onde se aplica o método dedutivo? ›

Quando o professor demostra um problema na lousa, ele está utilizando o método dedutivo. Isso porque ele parte de uma proposição universal, e através do raciocínio lógico, chega numa conclusão válida. Sendo assim, nesse tipo de raciocínio lógico, chega-se a uma conclusão a partir das premissas.

Qual é o significado da palavra dedutivo? ›

Significado de Dedutivo

adjetivo Relativo à dedução, que procede por dedução: raciocínio dedutivo.

O que é método indutivo é dedutivo exemplos? ›

O que é Método Indutivo:

Exemplo: Todos os cães que foram observados tinham coração. Logo, todos os cães têm um coração. Em contraposição ao método indutivo, o método dedutivo não produz conhecimentos novos, suas conclusões são tiradas com base nos conhecimentos já existentes e que estavam implícitos.

O que é indução de um exemplo? ›

A indução é um tipo de raciocínio que consiste em afirmar uma verdade generalizada a partir da observação de alguns elementos. Exemplo: “Mário é brasileiro e gosta de futebol, assim como João, Pedro, Henrique, Maria, Joana e outros. Portanto, todo brasileiro gosta de futebol”.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Neely Ledner

Last Updated:

Views: 5775

Rating: 4.1 / 5 (62 voted)

Reviews: 93% of readers found this page helpful

Author information

Name: Neely Ledner

Birthday: 1998-06-09

Address: 443 Barrows Terrace, New Jodyberg, CO 57462-5329

Phone: +2433516856029

Job: Central Legal Facilitator

Hobby: Backpacking, Jogging, Magic, Driving, Macrame, Embroidery, Foraging

Introduction: My name is Neely Ledner, I am a bright, determined, beautiful, adventurous, adventurous, spotless, calm person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.